A IMPORTÂNCIA DAS ACADEMIAS MAÇÔNICAS

Em princípio as Academias Maçônicas não devem ter vínculo com qualquer Obediência Maçônica, uma vez que a cultura não pode estar limitada ou tolhida por questões específicas ou idiossincráticas relacionadas com as potências maçônicas, com as quais os seus membros estão vinculados, pois tal vinculação limitaria seu âmbito de abrangência e o seu próprio desenvolvimento e finalidades.

E foi com base neste princípio que foi fundada a Academia Nacional de Maçons Imortais - ANMI, razão porque abriga em seu quadro social maçons vinculados às várias Potências Maçônicas Regulares em funcionamento no Brasil.

Contudo, sabemos da existência de Academias Nacionais oficiais patrocinadas ou subvencionadas pelo poder público, e Academias Nacionais particulares, subvencionadas pela iniciada privada.

No caso das Academias Maçônicas, não se tem conhecimento de que elas sejam subvencionadas por alguma Potência Maçônica, embora algumas sejam vinculadas a algumas Obediências Maçônicas e neste sentido por elas mantidas.

Lamentavelmente, na atualidade a contribuição das Academias Maçônicas ou profanas ao progresso da sociedade onde estão inseridas, é sensivelmente escassa, possivelmente por existirem outros Institutos mais especificamente adaptados à sua promoção. Em razão disso, a função das academias parece ter assumido uma nota predominantemente decorativa.

Contudo, é de se reconhecer que a instituição e a difusão das academias maçônicas estimulou o sentido de cooperação cultural, fomentou o gosto pelo exercício das letras e das artes, promoveu o culto e o aperfeiçoamento das línguas nacionais.

Em que pese as dificuldades pelas quais passam as nossas Academias Maçônicas e as críticas que lhes são feitas, um grupo de maçons decidiu fundar mais uma Academia em nível nacional, para funcionar no modo virtual, com objetivo de reverter este quadro desolador e com a pretensão de promover a união de todas as Academias Maçônicas em funcionamento no Brasil Maçônico.

Esta é a nossa missão acadêmica!

Brasília, DF, 26 de setembro de 2024


HELIO P. LEITE
um eterno buscador
Presidente da ANMI

Cadeira 33

Patrono: Joaquim Gonçalves Ledo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maçonaria, Poetas, Poesias e Antologias

Mestre Instalado é Grau Maçônico?

GRÃO-MESTRES GERAIS DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL