A genêse das Academias Virtuais

O surgimento de Academias de Letras virtuais no Brasil se deu como consequência do período pandêmico, que se instalou à partir de março de 2020 e prosseguiu até 2023, no qual as atividades presenciais foram suspensas por determinação das autoridades de Saúde Pública.

Em verdade, todas as atividades presenciais sofreram limitações, com prejuízos irreparáveis nas atividades comerciais, industriais, de prestação de serviços e nas áreas de produção de alimentos, bem como nas atividades do terceiro setor.

Como alternativa para o Brasil não parar surgiram as Lives, que substituiram as reuniões presenciais, em todas as atividades sociais, econômicas e financeiras e nas instituições sociais, entre estas as Lojas Maçônicas e as Academias de Letras, Ciências e Artes, ditas maçônicas.

A Academia Nacional de Maçons Imortais - ANMI, surgiu recentemente no mundo virtual, como alternativa motivadora para trazer de volta ao cenário literário e cultural maçônico, obreiros dedicados a estas duas áreas do saber e do conhecimento, a maioria já de idade avançada e, portanto, com dificuldades de deslocamentos para participarem de reuniões presenciais.

Pelo visto, a pretensão de seus idealizadores deu certo e está surpreendendo não só aqueles que estão participando do quadro social da ANMI, como membro efetivo ou correspondente, mas, também, as demais Academias Letras presenciais, em razão da velocidade no desenvolvimento de seus projetos, alguns já em fase de execução.

Por outro lado, o funcionamento virtual da ANMI, permite que seus membros participem de reuniões plenárias, com segurança e conforto, no recesso de seus lareas, sem necessidade de usarem os trajes acadêmicos, os chamados fardões.

Outro aspecto relevante a ser destacado, é que como funciona no modo virtual, as atividades da ANMI se desenvolvem no decorrer do dia e da noite, de segunda a segunda-feira, ou seja, sejos membros estão em permanente atividade: sugerindo, analisando, discutindo, decidindo e aprovando ou não as demandas que surgem em seu dia a dia.

Estamos no quarto mês de existência de nossa Academia e o rítimo de suas atividades estão se mantendo estável, nosso confrades permanecem ativos e produtivos, comprometidos com o ideal de bem servir nas áreas de suas competências pessoais e em prol da satisfação coletiva.

E quem viver haver de ver uma Academia em constante produção literária e cultural.

Brasília, DF, 06 de setembro de 2024


HELIO P. LEITE
um eterno buscador
Presidente da ANMI

Cadeira 33

Patrono: Joaquim Gonçalves Ledo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maçonaria, Poetas, Poesias e Antologias

Mestre Instalado é Grau Maçônico?

GRÃO-MESTRES GERAIS DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL