SISTEMA DE INCENTIVOS À CULTURA

O ser humano vive de estímulos, os quais alimentam a sua vaidade pessoal e a satisfação coletiva do grupo social a que pertence. Neste sentido aqueles que se dedicam à arte da escrita, da pesquisa histórica, da literatura, da poesia e de outras vertentes da Cultura, também, carecem de estímulos em ver os seus esforços pessoais serem reconhecidos e exaltados pela crítica, pela opinião de seus pares e pelos aplausos dos demais cidadãos de seus círculos de convivência literária e social.

Por estes motivos, resolvemos criar no âmbito da Academia Nacional de Maçons Imortais - ANMI, um Sistema de Incentivos à Cultura - SIC, para premiar nossos confrades, e que oportunamente poderão ser estendidos aos demais Obreiros da Arte Real, que também militam nas áreas da Cultura, bem como de pessoas jurídicas que promovem e divulgam o trabalho de nossos literatos, poetas e artistas.

Para tanto, baixamos o Ato nº 48, datado de 19 de agosto de 2024, criando o SIC da ANMI, tendo por objetivo premiar anualmente seus confrades que se destacaram no ano anterior, nas áreas de literatura, poesia e de artes plásticas.

Aos confrades escolhidos serão concedidos os seguintes prêmios:

I - Prêmio Irmão João Ruggeri de Literatura.
II - Prêmio Irmão Adilson Zotovici de Poesia.
III - Prêmio Irmão Ruy Alberto Corrêa Altafim de Artes Plásticas.

Com a ressalva de que à critério da Diretoria da ANMI, estes prêmios poderão também ser concedidos aos confrades de outras Academias Maçônicas, que mantiverem intercâmbio protocolar e ou cultural com a nossa Academia.

O Sistema de Incentivos à Cultura, portanto, será mais uma alternativa entre os diversos incentivos à Cultura existentes em nosso país.

Brasília, DF, 22 de agosto de 2024


HELIO P. LEITE
um eterno buscador
Presidente da ANM

Cadeira 33

Patrono: Joaquim Gonçalves Ledo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maçonaria, Poetas, Poesias e Antologias

Mestre Instalado é Grau Maçônico?

GRÃO-MESTRES GERAIS DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL