CÂMARA DOS DEPUTADOS COMEMORA O DIA DO MAÇOM


Anualmente o Grande Oriente do Brasil realiza uma reunião de cúpula na qual participam as mais altas autoridades dos Três Poderes de nossa Federação Maçônica, neste ano, presidida pelo Grão-Mestre Geral Soberano Irmão Ademir Cândido da Silva. Neste encontro é produzido um documento síntese que retrata as conclusões dos diversos debates nela ocorridos, que pode ser ou não publicado para conhecimento do público maçônico e não maçônico.

Paralelamente a esta reunião chamada de Suprema Congregação do Grande Oriente do Brasil, acontece um encontro nacional da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul - FRAFEM, sob a direção da Presidente Nacional, no presente, a cunhada Virgínia Montagnana, com a participação das Presidentes Estaduais e de Lojas, para prestação de contas dos projetos em andamento em prol da família Brasileira.

Nesta ano, foi incluída na programação externa da Suprema Congregação uma sessão solene e especial, realizada no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, para comemorar por antecipação o Dia do Maçom Brasileiro, requerida pelo Irmão Deputado Federal General Girão, cearense, radicado no Rio Grande do Norte.

Sessões estas que vêm acontecendo anualmente para comemorar o nosso dia, fixado em 20 de Agosto, ora no Senado Federal ora na Câmara dos Deputados. São reuniões históricas que passam a fazer parte dos anais destas Casas do Congresso Nacional, à disposição dos estudiosos e pesquisadores sobre a Maçonaria no Brasil.

Historicamente existe um vínculo muito estreito entre o Grande Oriente do Brasil e as Casas Parlamentares brasileiras, ou seja, Câmara e Senado, porquanto nos primórdios da Maçonaria em nosso país, dela fizeram partes maçons deputados e senadores no período do Reinado e no período republicano.

Em passado recente tivemos vários maçons brasileiros como parlamentares no Congresso Nacional, como por exemplo: Osíres Teixeira, maçom goiano, Senador, Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, responsável pela mudança do GOB para Brasília.

Mozarildo Cavalcante, Senador pelo Estado de Roraima, que em seu mandato requereu por diversas vezes a realização de sessão solene em homenagem ao Dia do Maçom. Também foi dele a iniciativa de editar um livro pelo Senado com discursos de maçons senadores ao longo da história da Maçonaria no Brasil.

Izalci Lucas, Senador pelo Distrito Federal, membro da Loja Areópago de Brasília, também por diversas vezes solicitou a realização de sessões especiais em homenagem ao Dia do Maçom. É um parlamentar que está sempre em contato com o dia a dia da maçonaria no Distrito Federal. Dele foi a iniciativa de apresentar um projeto de lei para considerar Gonçalves Ledo herói da Pátria Brasileira, aprovado no Senado, porém reprovado na Câmara dos Deputados, que no passado teve como deputado nosso paladino de nossa Independência.

Nesta sexta-feira, então, foi realizada mais uma sessão especial em homenagem ao Obreiro da Arte Real no Brasil, tendo como destaque a figura de nosso Grão-Mestre Geral, Soberano Irmão Ademir Cândido da Silva, que em sua fala dirigiu-se aos maçons e aos brasileiros e brasileiras, com uma mensagem de Fé e de Esperança no progresso da Maçonaria e de nosso País.

Com esta sessão especial encerrou-se mais uma Suprema Congregação do Grande Oriente do Brasil, considerada a maior instância administrativa de nossa Federação Maçônica, que por certo dela fluirão novos olhares para a Maçonaria Brasileira.

As celebrações do Dia do Maçom em Brasília contaram também com a participação de autoridades maçônicas, representando as demais Potências Regulares no Brasil, filiadas à CMSB - Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil e à COMAB - Conferação Maçônica do Brasil. Momento emocionante e histórico, porque a gravação desta sessão especial passa fazer parte dos anais da Câmara Federal à disposição do estudiosos.

A ANMI - Academia Nacional de Maçons Imortais esteve presente e representada nas pessoas de seus confrades Eliseu Kadesh (à esquerda), Secretário da Secretária de Publicações da ANMI e Secretário Geral de Planejamento do GOB e Arlindo Chapetta, Secretário de Comunicações da ANMI e Secretário Geral de Comunicação e de Informática do GOB.

Na fotografia nossos dois confrades estão ladeando o Soberano Irmão Ademir Cândido da Silva, Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, autoridade líder de 80 mil maçons filiados à Potência Máe da Maçonaria no Brasil, fundada em 17 de julho de 1822.

Assista o vídeo dessa magnífica sessão comemorativa do Dia do Maçom:



Brasília, DF, 17 de agosto de 2024


HELIO P. LEITE
um eterno buscador
Presidente da ANM

Cadeira 33

Patrono: Joaquim Gonçalves Ledo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maçonaria, Poetas, Poesias e Antologias

Mestre Instalado é Grau Maçônico?

GRÃO-MESTRES GERAIS DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL