A MAÇONARIA NO BRASIL E SUA DIVERSIDADE INSTITUCIONAL


A história da Maçonaria Universal e no Brasil é de todos conhecidas, desde a Idade Média até os dias atuais, seus usos e constumes, seus ritos e rituais, suas indumentárias, sua liturgia, seus princípios éticos e morais, sua participação na luta contra o poder absolutista, sua evolução e seus princípios fundamentais e imutáveis.

No Brasíl, a maçonaria chegou oficialmente a partir da fundação do Grande Oriente do Brasil em 17 de junho de 1822, criado para lutar pela independência de nossa pátria contra o julgo da Coroa Portuguesa.

De seus primórdios até aos nossos dias, a maçonaria brasileira passou por várias fases, multiplicou-se e diversificou-se, se transformando numa verdadeira Torre de Babel, mutatis mutandis com a Torre de Babel bíblica, um mito.

Atualmente, em rápidas pinceladas podemos afirmar que o universo da maçonaria no Brasil se apresenta multifacetado, composto de entidades independentes e ou subordinadas a um poder potencial, com jurisdição nacional ou estadual.

Para melhor entender a amplitude do campo de ação da maçonaria no Brasil e em seu entorno é preciso pesquisar para melhor compreender ou procurar entender, sobre a sua capilaridade no território nacional - se faz necessário proceder a identificação das diversas entidades que compõem a nossa comunidade maçônica, no presente momento.

Assim, podemos citar, o que nos vem na lembrança neste momento, a composição geral das organizações maçônicas e paramaçônicas atualmente estabelecidas e em funcionamento em nosso país, conforme a seguir relacionamos:

- Uma Federação de Lojas com jurisdição nacional;
- 50 federações de lojas com jurisdição estadual;
- Duas confederações;
- Seis mil Lojas Simbólicas;
- Seis Ritos Maçônicos diferenciados;
- Um Arco Real;
- Um Real Arco;
- Lojas Simbólicas inglesas criadas por maçons brasileiros, que não dominam a lingua falada na Inglaterra.
- Diversas Ordens Paramaçônicas estrangeiras
- Uma Fraternidade Feminina com jurisdição nacional;
- Tribunais de Justiça, Eleitorais, de Contas ;
- Casas Legislativas com deputados federais, estaduais e distritais;
- Constituições, regulamentos gerais, leis, decretos, atos e resoluções:
- Rádios, sistema televisivo, digital, sites, blogs, revistas, jornais e livros maçônicos;
- Promove eventos públicos e desfiles de rua em datas nacionais;
- Centenas de monumentos com simbolismo ou alegoria maçônica, espalados pelo território nacional;
- Mantém museus, conta com medalística, esculturas, filatelia, etc.
- Conta com dezenas de Academias de Letras, ditas maçônicas.
- Sofre oposição de dezenas de potências consideradas espúrias: masculinas, femininas e mistas.
- Conta ainda com uma forte oposição das Igrejas: Católicas, Evangélicas e neo-petencostais e de um movimento internacional contra a maçonaria liderado pela Igreja Liberal.
- Convive internamente com conflitos interpessoais e interpoetenciais, geradores de cisões.

Enfim, este é o universo maçônico existente no Brasil, que se movimenta em diversas direções, sem um destino global, sem uma expectativa de unificação gerencial e ou obediencial, até certo ponto preocupante, em face do envelhecimento da maioria do contigente obreiro sem a devida reposição em níveis iguais.

Queremos crer, que algo deve ser feito, que iniciativas superiores devam ser tomadas. Ainda está em tempo, de nossos líderes maiores buscarem a união de esforços potenciais, para que o futuro de nossa Ordem Maçônica no Brasil seja preservado ou melhor seja protegido e fortalecido, sob pena de caminharmos para uma situação desfavorável para os nossos líderes, da Geração Z, que nos próximos 30 anos estarão assumindo o poder em suas potências maçônicas.

Hélio P. Leite - um eterno buscador
Brasília, DF, 2 de julho de 2024



HELIO P. LEITE

Presidente da ANM

Cadeira 33

Patrono: Joaquim Gonçalves Ledo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maçonaria, Poetas, Poesias e Antologias

Mestre Instalado é Grau Maçônico?

GRÃO-MESTRES GERAIS DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL