1a. ANTOLOGIA POÉTICA - ANMI



A Academia Nacional de Maçons Imortais - ANMI, com sede virtual em Brasília, DF, foi fundada por 50 Obreiros da Arte Real, dedicados a literatura e a cultura maçônica em geral, residentes em diversos Orientes Maçônicos, objetivando resgatar os diversos segmentos culturais, tais como: literatura, poesia, música, escultura, pintura etc., tendo como atores nossos irmãos maçons.

Conseguimos reunir no quadro de fundadores maçons com as mais diversas especialidades, como por exemplo: escritores, poetas, educadores, gestores educacionais, músicos, compositores musicais e estadista maçônico, jornalista, editores, etc., formatando com isso um universo diversificado em prol da cultura maçônica no Brasil.

Num segundo momento passamos a escolher maçons ligados às diversas vertentes da cultura, para ocuparem as 30 vagas criadas para membros correspondentes, para com isto aumentar a capilaridade da atuação da ANMI no território nacional.

Ontem, 26 de junho, lançamos a Iª ANTOLOGIA POÉTICA ANMI, que será coordenada pelo confrade e poeta Adilson Zotovici, com apoio do Diretor Secretário, confrade Cleber Tomás Viana e do assessor especial do presidente, o confrade Francisco Feitosa da Fonseca, na qual pretendemos incluir poesias de maçons, que solitários morejam em seus Orientes na condução da chama poética, a maioria desconhecidos em âmbito nacional.

Escolhemos como primeiro projeto esta Antologia Poética, por vários motivos. Primeiro, porque temos vários confrades que são poetas; segundo, porque a poesia no ambiente maçõnico não tem merecido destaque especial; terceiro, porque pretendemos cadastrar todos os maçons poetas em atuação no Brasíl; quarto porque é preciso resgatar e mostrar para o Brasil maçônico o trabalho poético de nossos Obreiros; e quinto, para incentivar nossos irmãos poetas a prosseguirem em suas jornadas poéticas.

Por oportuno, destacamos nomes de maçons poetas que no passado se destacaram como notáveis no ramo da poesia, como por exemplo: Bocage, Felinto Elisio, Almeida Garret, Camilo Castelo Branco, Feliciano de Castilho, Antero de Quental, Jaime Costesão, Teixeira de Pascoais, Camilo Pessana, Vitorino Nemesio, José Gomes Ferreira. E mais, Fernando Pessoa, que embora não exista comprovação de sua iniciação foi um maçom convicto, como também Castro Alves, citado em várias listas de maçons notáveis, porém, sem comprovação de sua condição de iniciado na Arte Real.

No momento atual, temos inúmeros maçons que atuam na área da poesia. Contudo, não sabemos onde se encontram, provavelmente, a maioria, está filiada em alguma das nossas Academias Maçônicas de Letras ou em outras Academias existentes em nossa sociedade, sendo a nossa pretensão localizá-los, congregá-los e promovê-los.

Enfim, dizem alguns que, a Poesia é o alimento da alma!

Hélio P. Leite - um eterno buscador
Brasília, DF, 27 de junho de 2024



HELIO P. LEITE

Presidente da ANM

Cadeira 33

Patrono: Joaquim Gonçalves Ledo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maçonaria, Poetas, Poesias e Antologias

Mestre Instalado é Grau Maçônico?

Monumentos Maçônicos e Patrimônio Histórico